Deseja receber esta newsletter? Cadastre seu e-mail em nosso informativo diário Alfamídia News

Newsletter enviada dia 21/06/2016

Aprendendo a Programar

Newsletter Criação de Jogos Digitais - #4 by Alfamídia

Talvez você goste da ideia de criar jogos digitais, tenha vontade de atuar na área, enxergue a si mesmo, no futuro, como um desenvolvedor de jogos, autônomo ou não, mas tenha um obstáculo em seu caminho: a programação.

Neste cenário, seu sonho esbarra no simples fato de que programar é muito difícil. Fluxogramas, pseudo-códigos, teorias, para muitos parecem obstáculos intransponíveis. Alguns já tentaram baixar apostilas da internet, estudar por conta. Outros mesmo já começaram e abandonaram faculdades de informática ou desenvolvimento de jogos. O fracasso corrói a autoestima de pessoas esforçadas, inteligentes, que simplesmente não conseguem aprender a programar da forma como é ensinado.

E se eu dissesse que o problema pode não estar em você, pode estar na forma como ensinam programação? Impossível? É absurdo pensar que a forma padrão de ensinar programação nas faculdades possa estar errada? O próprio MEC poderia estar defendendo um padrão que não funciona?

Por que seria difícil acreditar nisso? O MEC definiu uma forma de alfabetização de crianças que é sabidamente errada, e mesmo assim é aplicada no Brasil inteiro. Assim como existem pessoas que não aprendem a programar, existem crianças que não aprendem a ler, e a culpa não está nelas, está na didática adotada.

E se a forma como nosso cérebro aprende a programar não for diferente de como ele aprende a falar? Ninguém vai lhe pedir para criar um livro no primeiro ano de escola, nem lhe ensinar regras de gramática sem fim. Você vai aprender praticando, ouvindo, errando e corrigindo, testando, e melhorando a medida que vai entendendo gradativamente as regras, expandindo o vocabulário.

Eu acredito que não é diferente com programação. Ao contrário do que dizem, acredito que o aprendizado se dá com a prática, com a programação em linguagens reais, começando com o mais simples, e usando estruturas cada vez mais complexas. Acredito que ler, entender e mexer com programas existentes é uma etapa fundamental do processo de aprendizado. Acredito que, se você não está pronto para criar um programa, está pelo menos pronto para olhar e estudar programas existentes.

Eu acredito que quem diz o contrário não está fazendo diferente do professor que diz que vocês não devem ler livros e textos de outros para aprender a escrever.

E é neste contexto que construí e disponibilizei uma apostila gratuita daquilo que outros chamam de lógica de programação: Aprendendo a Programar OU Estes programadores magníficos e suas fantásticas linguagens de programação OU Como ir de x=1 a arrays e funções em 25 horas e 11 minutos

Se você ainda está nos primeiros passos da programação, talvez esta apostila possa ajudá-lo. De todo modo, fica o convite para conhecê-la, comentar. Se achou que é de valor, ajude também a divulgá-la.


Acompanhe estas novidades na área de jogos e outras notícias de programação em nosso site aprendendo-javascript.blogspot.com.br/

Esta é uma nova newsletter da Alfamídia, exclusiva sobre desenvolvimento de jogos, com foco em novidades, artigos e tutoriais. Se você não deseja recebê-la, basta clicar aqui.



Cursos Alfamídia: Curso de Excel