UML

Valor:


Conteúdo Programático
Este curso têm o objetivo de fornecer ao alunos uma visão clara de modelagem e dos diagramas da UML mais utilizados no mercado, demonstrando conceitos, boas práticas e aplicações.

1. Introdução
Objetivos
Conectando os estudos
Desenvolvimento de software orientado a objetos
UML – A unificação dos métodos e criação de um novo padrão
Uso da UML
Fases do Desenvolvimento de um Sistemadefinido.
Análise de Requisitos
Análise
Design (Projeto)
Programação
Testes
Exercícios
Espaço para anotações

2. Diagrama de Use Case
Objetivos
Definição de Use Case
O Levantamento de Requisitos
O Use Case
Atores
Relacionamentos entre casos de uso e atoresdefinido.
Associação.
Generalização
Extensão (extends)
Inclusão (Include)
Modelando requisitos com casos de uso
Casos de uso e pacotes
Quando Utilizar Casos de Uso
Exemplos de descrição textual
Exercícios
Espaço para anotações

3. Diagrama de Atividades
Objetivos
Definição do diagrama
Elementos do diagrama
Atividade
Início do diagrama
Fim do diagrama
Transições
Desvios
Separação e União
Estado de subatividade
Concorrência Dinâmica
Raias (Swimlanes)
Quando Utilizar Diagramas de Atividades
Exercícios
Espaço para anotações

4. Diagrama de Classes
Objetivos
Introdução
Perspectivas
Criando Diagramas de Classe
Compartimento do Nome da Classe
Atributos
Operações
Relacionamentos
Associação
Nome da associação.
Multiplicidade
Papel (role)
Navegabilidade
Herança/Generalização
Dependência
Agregação
Composição
Pacotes de classes e colaborações no sistema
Pacotes
Colaborações
Quando Utilizar Diagramas de Pacotes e Colaborações
Multiplicidade
Escopo
Classes de Associação
Associação Xor (ou exclusiva)
Estereótipo
Notas
Interfaces e Classes Abstratas
Objetos de Referência e Objetos de Valor
Objetos de referência
Objeto de Valor
Coleções para Pontas de Associações de Valores Múltiplos
Frozen
Visibilidade
Quando Utilizar Diagramas de Classes
Exercícios
Espaço para anotações

5. Diagrama de Estados
Objetivos
O que é um Diagrama de Estados
Estado
Estado Inicial e Estado Final
Transições
Estado composto
Quando Utilizar Diagramas de Estados
Exercícios
Espaço para anotações

6. Diagrama de Objetos
Objetivos
O que é um diagrama de objetos?.....
Criando diagramas de objetos.
Quando utilizar diagrama de objetos?..
Exercícios
Espaço para anotações

7. Diagrama de Interação
Objetivos
O que é um diagrama de Interação?
Diagrama de seqüências
Diagrama de colaboração
Modelando diagramas de seqüências
Quando Utilizar Diagramas de Interação
Exercícios
Espaço para anotações

8. Diagramas Físicos
Objetivos.
O que são diagramas físicos?...
Diagrama de Componentes
Componente
Diagrama de Implantação

Combinando Componentes com Diagramas de Utilização
Quando Utilizar Diagramas Físicos
Exercícios
Espaço para anotações

9. Apêndice: Extensibilidade da UML
Mecanismos de extensibilidade da UML
Estereótipos.
Restrições
Glossário