Imersão em Marketing

Valor:

Pré-requisitos
Público Alvo: Empresários de pequenas e médias empresas, profissionais da área de publicidade, design, marketing e afins.

Conteúdo Programático
“Um empreendimento comercial tem duas - e apenas duas - funções básicas: Marketing e Inovação. O resto são custos". Peter Drucker.



A sua empresa está num mercado onde milhares de outras empresas produzem coisas similares com qualidade similar a tudo o que você produz?
Elas oferecem serviços similares e praticam preços similares aos seus?
Se a sua empresa tiver mentalidade de marketing, nem tudo está perdido. Está provado que empresas orientadas para o Mercado têm mais chances de crescer nestes tempos de extrema competitividade.
O que você deve estar se perguntando é como traçar e implementar Planos de Marketing com verbas, na maioria das vezes, insuficientes? Como construir uma sólida cultura de Marketing na sua empresa e ao mesmo tempo apagar um ou mais incêndios por dia na gestão do negócio?



A Alfamídia Corporate, núcleo de Educação Corporativa da Alfamídia, promove esta Imersão em Marketing com o objetivo de abordar dilemas, entraves e equívocos freqüentes que micro e pequenas empresas cometem ao praticar o Marketing.

Definições
Os erros mais freqüentes de entendimento da discplina do Marketing.

A mentalidade de Marketing

Registros históricos sobre a formação das economias brasileira e gaúcha.
Empresas orientadas para a Produção.
Empresas orientadas para o Mercado.
Entraves mais freqüentes na implementação de estratégias de Marketing.
Ações destinadas à construção de uma mentalidade Marketing na empresa.

A Identidade Corporativa

Construção da marca.
A estética e o discurso da marca.
Posicionamento e segmentação.
Branding e o óbvio desprezado.

Auto-conhecimento

Análise SWOT
Ferramenta que identifica oportunidades e revela os pontos fortes e fracas da sua empresa,
assim como as ameaças do mercado e de seus concorrentes.


O Relacionamento com o Cliente

Anatomia do Cliente.
Ações básicas para preservar uma memória das relações com o Cliente.
Cultura empresarial, descuidos freqüentes e Clientes insatisfeitos.

A Concorrência

Os fundamentos da coopetição.
A concorrência que você não vê.

O Cliente

Anatomia do Cliente.
Auto-conhecimento para conhecer o Cliente.
A criação de vínculo com os Clientes.
Definindo valores e posicionamento.
O papel do Cliente na criação do valor.

O Departamento de Vendas

Análise da competência do vendedor na venda interpessoal.
O Dilema Perceptual.
O Processo de Vinculação.
Lidando com objeções
Adaptando seu estilo ao Perfil Psicológico dos Clientes
Necessidades, valores e motivações.
A teoria de Maslow aplicada a vendas.

A Comunicação

Endomarketing: os problemas sempre começam em casa.
O plano de Comunicação.
Verba x Mentalidade
Como mostrar a cara, guerrilheiramente.
Mídias não-convencionais.

A Pesquisa

O papel estratégico da pesquisa de mercado.
Segmentação de mercado.
Construindo vantagem competitiva com base no mercado.

Reuniões-almoço

1º dia
Palestrante: Jônatas Abott – Diretor da Dinamize


Grupos de estudo

Estudos de caso.
Apresentação dos relatores dos grupos.