Formação Especialista: Desenvolvedor Java

Valor:

Pré-requisitos
Familiaridade com uso de computadores

Conteúdo Programático
A linguagem Java é uma das principais linguagens utilizadas profissionalmente e é largamente utilizada em aplicações comerciais, sistemas bancários e aplicativos de uma forma geral.
O profissional da área pode atuar em empresas de software, multinacionais ou no setor de desenvolvimento de grandes corporações. Muitos profissionais também atuam como autônomos, desenvolvendo projetos para empresas, inclusive com trabalhos a distância


Cursos Intensivos desta Formação:
Alfamídia Programação: Introdução ao Java - Fundamentos
de Orientação a Objetos
- 15 horas
Nesse curso focamos nossos recursos em fazer os alunos aprenderem o conceito de programação orientada a objetos e como isso pode ser útil na prática. Hoje, no mercado de trabalho, dificilmente encontramos linguagens de programação que não estejam adequadas a essa metodologia.

Além da abordagem de orientação a objetos, nesse curso vemos, também, os detalhes da linguagem: declarações de variáveis, tipos de dados, estruturas de controle e repetição, vetores, tratamento de exceções e recursos que já estão disponíveis para uso na programação, além de entender e usar a organização de arquivos e diretórios no Java.

Alfamídia Programação: Java Web - 30 horas
Esse é o primeiro (e talvez mais importante) curso de Java voltado para o segmento Web – Java Enterprise Edition (JEE). Aqui, revisamos alguns conceitos que hoje são fundamentais para qualquer projeto Web: HTML no formato WebStandard (XHTML) e CSS para a formatação, uso e importância de JavaScript, modelagem de dados para SGBDs e comandos SQL.
Após essa revisão de conteúdo que é extremamente importante para o completo aprendizado dos recursos de Java EE, também vemos alguns detalhes importantes do lado do servidor como, por exemplo, instalação e configuração de um ambiente para fazer nossos testes e projetos funcionarem sem depender de recursos corporativos.
Juntamente com todos esses recursos, criamos nossos exemplos e aplicações usando, primeiramente, JSP, passando por Servlets e classes Java para conexão com SGBDs, desenvolvidas em aula passo-a-passo.
Ao final, o aluno poderá ter uma visão mais rica e real de como o Java pode ser útil para o desenvolvimento de aplicações Web de todos os tamanhos.

Java Avançado - 30 horas
Com o crescimento do desenvolvimento de aplicações para a Web e a quantidade de tecnologias envolvidas em um projeto Web, fica evidente a necessidade de ter um código bem organizado e, preferencialmente, dividido em “camadas”, onde cada tecnologia pode ser usada para um fim.
É nesse formato que focamos esse curso, dando ênfase ao modelo de desenvolvimento “Model, View e Controller – MVC” trabalhado no módulo anterior, usando JSP Standard Tag Library (JSTL), JavaServer Faces (JSF), classes de mapeamento Objeto-Relacional (Data Access Object) e outros detalhes que são utilizados para o entendimento dessa metodologia.