Formação Especialista: 3D para Jogos

Valor:

Pré-requisitos
Familiaridade com ambiente operacional Windows

Conteúdo Programático
A formação tem como objetivo o desenvolvimento dos conteúdos necessários para a criação de objetos estáticos, animados e de personagens para jogos. Para esse desenvolvimento, serão apresentados os conceitos básicos do funcionamento de engines.

O curso começa com técnicas básicas de criação em 3D, passando pela manipulação de imagens e aplicação de texturas em materiais para modelos 3D. Após esta compreensão, conheceremos mais a fundo a modelagem como técnica, bem como com suas ferramentas.

Passado o conteúdo básico, conheceremos a engine Unity. Nela, além da compreensão de sua interface e da importação de objetos do 3D Max, veremos como montar um cenário e incluir objetos e personagens estáticos e animados, a fim de testar e criar o ambiente do jogo. Apesar de não ser vista a programação para engines, será visto o suficiente para montar e testar o cenário e personagens.

Após serem vistos os conteúdos da engine, serão apresentados os princípios de animação e a modelagem aplicada a jogos, passando pela criação de objetos, cenários e personagens. Para dar a possibilidade de criação tanto para engines quanto para vídeo e imagens, no último módulo presencial serão apresentadas ferramentas do 3D Max que não são exportadas para engines. Aqui então, será vista a iluminação e renderização no 3D Max.

Por último, em um módulo de ensino a distância, será vista a otimização da malha e de texturas para engines. Aqui o objetivo será o de melhorar nossos modelos para tornar o jogo mais leve e bonito, compreendendo técnicas que reduzirão a quantidade de polígonos sem afetar o visual, ou muitas vezes até melhorando-o.


Cursos Intensivos desta Formação:
Alfamídia 3D: Modelagem Lowpoly - 15 horas
Técnicas de modelagem utilizando baixa taxa de polígonos, usada como base para qualquer modelagem 3D. Nesta etapa o aluno começa a entender conceitos de modelagem 3D

Adobe Photoshop CS6 - 30 horas
Visualização e tratamento de imagens, modos de cor, técnicas de seleção e colorização, uso de layers, aplicação de blends (mesclagens), retoque de fotografias e correção através da aplicação do preenchimento sensível ao conteúdo, utilização do Refine Edge para seleções em fundos complexos, familiarização com a ferramenta pen com foco em seleção, resolução de imagens e exportação de arquivos.
No Photoshop também poderemos criar layouts para sites de forma bem simples e ágil.

3D para Jogos - 15 horas
A modelagem aplicada a jogos será vista a partir de suas ferramentas e técnicas de desenvolvimento. A técnica baseada na modelagem lowpoly tem como objetivo a economia de poligonos, que é fundamental para a otimização para engines gráficas como a Unity. Posteriormente serão apresentadas as técnicas para transformar os mesmos modelos em highpoly, com o propósito de uso para vídeos de teasers de jogos ou de outras apresentações com qualidade visual superior a da suportada pela engine.

3D - Iluminação - 15 horas
Iluminação é o coração de toda a cena 3D. Junto com os materiais, iluminação consegue dar o aspecto foto-realista desejado. Neste módulo o aluno irá estudar os princípios de cores, luzes, iluminação artificial, natural e controle de exposição. Como laboratório, os alunos irão iluminar cenas já modeladas e texturizadas.

3D - Renderização - 15 horas
No último módulo da formação, serão ensinadas as configurações de renderização do Vray 2.0. Como obter uma imagem de boa qualidade sem um tempo muito elevado de render. Também serão mostradas as ferramentas do Frame Buffer do VRay 2.0, as vantagens que ele tem em relação ao render normal, configurações de antialiazing e tipos de imagem para salvar no render final.