Conceitos de 3D


Pré-requisitos
Familiaridade com o computador

Conteúdo Programático
Nesse módulo o aluno será apresentado aos principais conceitos relacionados ao espaço 3D, essencial para qualquer software de manipulação de espaços tridimensionais, desde ferramentas de modelagem a motores de jogos. No final do módulo o aluno será capaz de identificar e utilizar os principais elementos do espaço 3D

Unidade 1: Espaço 3D - coordenadas em mundo 3D
- Principais elementos no espaço 3D - ponto, vetor
- Transformações: rotação, translação, escala
- Elementos básicos no espaço 3D: vértice, aresta, face (e triangularização de faces)
Unidade 2: Geometrias básicas 3D
- Plano, cubo, esfera
Unidade 3: Conceitos de câmera
- Câmera ortogonal
- Câmera com perspectiva
- View-frustrum - como a imagem 3D é gerada na tela
Unidade 4: Iluminação
- Modelos de iluminação
Unidade 5: Texturas
- Espaço UV (deslocamento e repetição/tamanho de texturas)
- Projeções
Unidade 6: Shaders
- O que são
- Principais efeitos de shaders efeitos de câmera - Bloom, Depth of Field)
- Efeitos em texturas (Bump Map, Normal Map, Specular Map)

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