Autodesk 3D: Maquete Eletrônica BásicaPré-requisitosNoções de 3ds max, sendo que o aluno deve saber criar arquivos, salvar, se mover na interface e reconhecer os principais recursos do software em termos de objetos 3D, modelagem e textura.
Conteúdo ProgramáticoO módulo de maquete eletrônica é uma parte da formação de Autodesk 3ds max, que visa oferecer ao aluno um complemento a sua formação. O trabalho com maquetes eletônicas é hoje um dos principais meios de se apresentar um projeto, antes mesmo de ele existir a investidores, compradores e clientes. Neste módulo, o aluno compreende a modelagem arquitetônica de ambientes, bem como mobiliários. Apreende processos de mapeamento e texturização de superfícies, além de animações Walk-Through , iluminação e renderização realista e pós-produção
1 - Explanações sobre o Projeto de Maquetes
Maquetes, o que são?
Ambientes virtuais, o que são e para que servem?
Mercado de trabalho
Quem são os profissionais envolvidos?
Possibilidades de Trabalho: Ambientes Externos e Internos
2 - Proposta de trabalho prático
Um ambiente interno.
3 - Preparo de Arquivo
Checagem de unidades de medida;
Importações de arquivos CAD (“*.DWG”).
4 - Modelagem
Estudo de projeto (análises de plantas arquitetônicas).
Cenário (Planta Baixa, paredes e forro)
Mobiliário (varia conforme projeto do aluno: cadeiras, mesas, poltronas, dispositivos eletrônicos, etc).
Ambientes internos e externos de apoio.
5 - Mapeamento
Mapeamento de superfícies para posterior texturização.
6 - Texturização
Texturização de ambientes (com técnicas fotográficas e uso de bibliotecas);
Texturas de repetição
7 - Animação
Animação de passeios virtuais (Walk Through);
8 - Iluminação
Técnicas de Iluminação básicas (Fakeosity);
Uso de luzes standard do 3ds Max para criar um ambiente de luz adequado;
Se o aluno desejar, usar Mental Ray, mas para o curso, indicado usar o sistema padrão.
9 - Renderização
Uso apropriado de técnicas de render;
Sistema de render em passos tal como o sistema de “Holywodiano”.
10 - Pós-Produção
Se em imagem estática, aplicar pós-produção de correção de problemas e adição de efeitos como plantas e enfeites de cena.