Alfamídia Programação: Introdução a C# e Orientação
a objeto


Valor:

Pré-requisitos
Modelagem de Dados e SQL e Lógica de Programação com JavaScript

Conteúdo Programático
Esse curso tem como proposta preparar profissionais para atuar na área de desenvolvimento, utilizando a linguagem C# e Programação Orientada a Objetos. No treinamento serão apresentados os princípios básicos da orientação à objetos de forma conceitual e prática. O foco é além de adquirir o conhecimento fundamental para a OOP, compreender a sintaxe da linguagem C# através do desenvolvimento de aplicações. Ao final do treinamento o profissional estará apto a utilizar os conceitos de Orientação á Objeto e implementá-los em aplicações através da linguagem C#.

Unidade 1: Introdução a Plataforma .NET
- Introdução
- A Filosofia .NET

Unidade 2: Os Componentes do .NET Framework
- Base Class Library (BCL)
- Common Type System (CTS)

Unidade 3: Introdução a MSIL (Microsoft Intermediate Language)
- MSIL
- Runtime
- Metadados
- Assembly
- Compilação JIT ('Just In Time')
- Gerenciamento da Memória: O Garbage Collector (GC)

Unidade 4: .NET e Linguagens de Programação
- Porque C# ?
- Utilizações do .NET
- Ambientes de Desenvolvimento .NET

Unidade 5: A Linguagem C#
- As Características do C#
- A Estrutura Básica de uma Aplicação em C#
- O Cabeçalho do Programa
- A Declaração de uma Classe
- O Método Main( )
- Interagindo com o Console
- Formatando a Saída Padrão
- Recebendo Parâmetros na Linha de Comando
- Variáveis

Unidade 6: O Sistema de Tipos em C#
- Boxing e Unboxing
- Tipos Valor
- Structs
- Enums
- Tipos Referência
- Classes
- Parâmetros de Saída (OUT)
- Passando um Número de Parâmetros Variável
- Retornando Valores
- Constantes
- Métodos Construtores
- Construtores Estáticos
- Construtores Privados
- Tipos Aninhados

Unidade 7: Arrays
- Declarando Arrays
- Operações com Arrays
- Strings

Unidade 8: Expressões e Operadores
- Condicionais
- Laços
- Operadores

Unidade 9: Programação Orientada a Objetos
- Introdução
- Por que OOP existe?
- Conceitos de Encapsulamento, Herança e Polimorfismo
- Implementação Prática dos Conceitos
- Herança
- Interfaces
- Tratamento de Exceções
- Conversão de Tipos (TYPECASTING)

Unidade 10: Namespaces, Assemblies e Documentação de Sistemas Usando XML
- Introdução
- Namespaces
- Criando uma Aplicação Cliente
- Documentando Sistemas em C#