2572/2261-Suporte a usuarios que executam o Win XPPré-requisitosPara participar deste curso, os alunos devem ter:
• Experiência básica com um sistema operacional Microsoft Windows, como o Microsoft Windows XP
• Noções básicas sobre os aplicativos do Microsoft Office e os acessórios do Microsoft Windows, como o Internet Explorer
• Noções básicas sobre as principais tecnologias de sistemas operacionais,incluindo instalação e configuração
• Noções básicas sobre os componentes de hardware e suas funções
• Noções básicas sobre os principais componentes e interfaces do computador de mesa e suas funções
• Noções básicas sobre as configurações do TCP/IP
• Como usar utilitários de linha de comando para gerenciar o sistema operacional
• Noções básicas sobre as tecnologias disponíveis para estabelecer conectividade com a Internet.
Conteúdo ProgramáticoIntrodução.
O Material deste treinamento é oficial Microsoft em PORTUGUÊS.
O curso de três dias ministrado por um instrutor destina-se a oferecer aos indivíduos sem experiência no Microsoft Windows XP o conhecimento e as capacidades necessárias para solução de problemas básicos que os usuários finais encontrarão durante a execução do Microsoft Windows XP Professional em um ambiente de rede do Active Directory, ou do Windows XP Home Edition em um ambiente de grupo de trabalho. Este é um curso introdutório criado para oferecer uma visão geral de conceitos de sistema operacional e como solucionar problemas do Windows XP.
Este é o primeiro curso do currículo Microsoft Certified Desktop Support Technician.
Público-alvo
Este curso é voltado para iniciantes e pessoas que estão mudando de profissão novos no mercado de TI. Essas pessoas têm experiência em Microsoft Office e conhecem recursos de navegação básicos do Microsoft Windows. O curso também é voltado para técnicos de call center com 6 meses de experiência que querem validar suas capacidades de suporte.
Módulo 1: Introdução à função e ao ambiente do DST
Este módulo apresenta a função de técnico de suporte da área de trabalho(DST) e a função de DST no Microsoft Operations Framework (MOF).
Lições
• Examinando a função do DST
• Examinando o ambiente de suporte do computador de mesa
• Interagindo com usuários
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Descrever a função e as responsabilidades gerais de um DST.
• Descrever o MOF e a função do DST no MOF.
• Interagir de forma bem-sucedida com usuários.
Módulo 2: Explorando e configurando a interface de usuário do Windows XP
Este módulo explica os principais recursos e funções da interface de usuáriodo Windows XP.
Lições
• Explorando e configurando o ambiente do computador de mesa do Windows XP
• Examinando os modos de exibição do Painel de controle
Laboratório: Explorando e configurando ainterface de usuário do Windows XP
• Exercício 1: Personalizando a área de trabalho e as barras de ferramentas
• Exercício 2: Personalizando o Painel de controle e a aparência do modo deexibição de pasta
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Descrever os principais recursos e funções do Windows XP Professional e doWindows XP Home Edition e personalizar as várias configurações da área detrabalho do Windows XP, como o menu Iniciar e a barra de tarefas.
• Descrever as diferenças entre o modo de exibição por categoria e o modo deexibição clássico e como alternar entre esses dois modos no Painel de controle.
Módulo 3: Resolvendo problemas do gerenciamento do computador de mesa
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de gerenciamento da área de trabalho.
Lições
• Conceitos do gerenciamento do computador de mesa
• Solucionando problemas de logon do usuário
• Solucionando problemas de configuração do usuário
• Solucionando problemas de segurança
• Solucionando problemas de desempenho do sistema
Laboratório: Resolvendo problemas dogerenciamento do computador de mesa
• Exercício 1: Solucionando problemas de logon no domínio
• Exercício 2: Solucionando um problema de perfil do usuário
• Exercício 3: Solucionando problemas multilíngües
• Exercício 4: Solucionar problemas de arquivo e impressão causados porfirewalls
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Compreender os conceitos básicos necessários para resolver problemas dogerenciamento do computador de mesa nos ambientes com Microsoft Windows XPProfessional e Windows XP Home Edition.
• Solucionar problemas de logon de usuário.
• Solucionar problemas de configuração do usuário.
• Solucionar problemas de segurança.
• Solucionar problemas de desempenho do sistema.
Módulo 4: Resolvendo problemas de conectividade de rede
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de conectividade da rede.
Lições
• Gerenciando problemas de endereçamento do computador
• Solucionando problemas de resolução de nomes
• Solucionando problemas de conectividade de redes remotas
Laboratório: Resolvendo problemas deconectividade de rede
• Exercício 1: Solucionando problemas de conexões TCP/IP
• Exercício 2: Solucionando um problema de resolução de nomes
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Gerenciar problemas de endereçamento do computador.
• Solucionar problemas de resolução de nomes.
• Solucionar problemas de conectividade de rede remota.
Módulo 5: Resolvendo problemas de hardware
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de hardware.
Lições
• Gerenciando drivers
• Solucionando problemas de drivers usando o modo de segurança
• Solucionando problemas de dispositivos de armazenamento
• Solucionando problemas de dispositivos de vídeo
• Solucionando problemas de dispositivos de E/S
• Solucionando problemas de ACPI
Laboratório: Resolvendo problemas de hardware
• Exercício 1: Solucionando problemas de dispositivos de armazenamento
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Gerenciar drivers.
• Solucionar problemas de dispositivos de armazenamento.
• Solucionar problemas de dispositivos de vídeo.
• Solucionar problemas de dispositivos de E/S.
• Solucionar problemas de ACPI (interface de energia e configuração avançada).
Módulo 6: Resolvendo problemas de arquivos e pastas
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de arquivos e pastas.
Lições
• Gerenciando arquivos e pastas
• Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastas
• Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastas compartilhados
• Solucionando problemas de acesso a arquivos offline
Laboratório: Resolvendo problemas de arquivose pastas
• Exercício 1: Solucionando problemas de arquivos e pastas
• Exercício 2: Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastascompartilhados
• Exercício 3: Solucionando problemas de acesso offline a arquivos e pastas
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Gerenciar arquivos e pastas.
• Solucionar problemas de acesso a arquivos e pastas.
• Solucionar problemas de acesso a arquivos e pastas compartilhados.
• Solucionar problemas de acesso a arquivos offline.
Módulo 7: Resolvendo problemas de impressora
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de impressora.
Lições
• Instalando impressoras locais e de rede
• Solucionando problemas de drivers de impressora
• Solucionando problemas de impressoras e trabalhos de impressão
Laboratório: Resolvendo problemas deimpressora
• Exercício 1: Aplicando permissões de impressoras
• Exercício 2: Solucionando problemas com trabalhos de impressão
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Instalar impressoras de rede e locais.
• Solucionar problemas com drivers de impressora.
• Solucionar problemas com impressoras e trabalhos de impressão.
Módulo 8: Resolvendo problemas de instalação
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de instalação.
Lições
• Tarefas de pré-instalação
• Solucionando problemas da instalação assistida
• Solucionando problemas de atualizações
• Solucionando problemas da instalação automática
• Solucionando problemas do processo de inicialização
Laboratório: Resolvendo problemas deinstalação
• Exercício 1: Criando e formatando uma partição para a instalação de umsistema operacional
• Exercício 2: Solucionando problemas do processo de inicialização
Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:
• Descrever as tarefas a serem executadas em um computador antes da instalaçãode um sistema operacional.
• Solucionar problemas da instalação assistida.
• Solucionar problemas de atualização de um sistema operacional existente.
• Solucionar problemas da instalação automática.
• Solucionar problemas do processo de inicialização.