2572/2261-Suporte a usuarios que executam o Win XP

Valor:

Pré-requisitos
Para participar deste curso, os alunos devem ter: • Experiência básica com um sistema operacional Microsoft Windows, como o Microsoft Windows XP • Noções básicas sobre os aplicativos do Microsoft Office e os acessórios do Microsoft Windows, como o Internet Explorer • Noções básicas sobre as principais tecnologias de sistemas operacionais,incluindo instalação e configuração • Noções básicas sobre os componentes de hardware e suas funções • Noções básicas sobre os principais componentes e interfaces do computador de mesa e suas funções • Noções básicas sobre as configurações do TCP/IP • Como usar utilitários de linha de comando para gerenciar o sistema operacional • Noções básicas sobre as tecnologias disponíveis para estabelecer conectividade com a Internet.

Conteúdo Programático
Introdução.
O Material deste treinamento é oficial Microsoft em PORTUGUÊS.
O curso de três dias ministrado por um instrutor destina-se a oferecer aos indivíduos sem experiência no Microsoft Windows XP o conhecimento e as capacidades necessárias para solução de problemas básicos que os usuários finais encontrarão durante a execução do Microsoft Windows XP Professional em um ambiente de rede do Active Directory, ou do Windows XP Home Edition em um ambiente de grupo de trabalho. Este é um curso introdutório criado para oferecer uma visão geral de conceitos de sistema operacional e como solucionar problemas do Windows XP.
Este é o primeiro curso do currículo Microsoft Certified Desktop Support Technician.
Público-alvo
Este curso é voltado para iniciantes e pessoas que estão mudando de profissão novos no mercado de TI. Essas pessoas têm experiência em Microsoft Office e conhecem recursos de navegação básicos do Microsoft Windows. O curso também é voltado para técnicos de call center com 6 meses de experiência que querem validar suas capacidades de suporte.



Módulo 1: Introdução à função e ao ambiente do DST

Este módulo apresenta a função de técnico de suporte da área de trabalho(DST) e a função de DST no Microsoft Operations Framework (MOF).

Lições

• Examinando a função do DST

• Examinando o ambiente de suporte do computador de mesa

• Interagindo com usuários


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Descrever a função e as responsabilidades gerais de um DST.

• Descrever o MOF e a função do DST no MOF.

• Interagir de forma bem-sucedida com usuários.


Módulo 2: Explorando e configurando a interface de usuário do Windows XP

Este módulo explica os principais recursos e funções da interface de usuáriodo Windows XP.

Lições

• Explorando e configurando o ambiente do computador de mesa do Windows XP

• Examinando os modos de exibição do Painel de controle


Laboratório: Explorando e configurando ainterface de usuário do Windows XP

• Exercício 1: Personalizando a área de trabalho e as barras de ferramentas

• Exercício 2: Personalizando o Painel de controle e a aparência do modo deexibição de pasta


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Descrever os principais recursos e funções do Windows XP Professional e doWindows XP Home Edition e personalizar as várias configurações da área detrabalho do Windows XP, como o menu Iniciar e a barra de tarefas.

• Descrever as diferenças entre o modo de exibição por categoria e o modo deexibição clássico e como alternar entre esses dois modos no Painel de controle.


Módulo 3: Resolvendo problemas do gerenciamento do computador de mesa

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de gerenciamento da área de trabalho.

Lições

• Conceitos do gerenciamento do computador de mesa

• Solucionando problemas de logon do usuário

• Solucionando problemas de configuração do usuário

• Solucionando problemas de segurança

• Solucionando problemas de desempenho do sistema


Laboratório: Resolvendo problemas dogerenciamento do computador de mesa

• Exercício 1: Solucionando problemas de logon no domínio

• Exercício 2: Solucionando um problema de perfil do usuário

• Exercício 3: Solucionando problemas multilíngües

• Exercício 4: Solucionar problemas de arquivo e impressão causados porfirewalls


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Compreender os conceitos básicos necessários para resolver problemas dogerenciamento do computador de mesa nos ambientes com Microsoft Windows XPProfessional e Windows XP Home Edition.

• Solucionar problemas de logon de usuário.

• Solucionar problemas de configuração do usuário.

• Solucionar problemas de segurança.

• Solucionar problemas de desempenho do sistema.


Módulo 4: Resolvendo problemas de conectividade de rede

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de conectividade da rede.

Lições

• Gerenciando problemas de endereçamento do computador

• Solucionando problemas de resolução de nomes

• Solucionando problemas de conectividade de redes remotas


Laboratório: Resolvendo problemas deconectividade de rede

• Exercício 1: Solucionando problemas de conexões TCP/IP

• Exercício 2: Solucionando um problema de resolução de nomes


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Gerenciar problemas de endereçamento do computador.

• Solucionar problemas de resolução de nomes.

• Solucionar problemas de conectividade de rede remota.


Módulo 5: Resolvendo problemas de hardware

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de hardware.

Lições

• Gerenciando drivers

• Solucionando problemas de drivers usando o modo de segurança

• Solucionando problemas de dispositivos de armazenamento

• Solucionando problemas de dispositivos de vídeo

• Solucionando problemas de dispositivos de E/S

• Solucionando problemas de ACPI


Laboratório: Resolvendo problemas de hardware

• Exercício 1: Solucionando problemas de dispositivos de armazenamento


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Gerenciar drivers.

• Solucionar problemas de dispositivos de armazenamento.

• Solucionar problemas de dispositivos de vídeo.

• Solucionar problemas de dispositivos de E/S.

• Solucionar problemas de ACPI (interface de energia e configuração avançada).


Módulo 6: Resolvendo problemas de arquivos e pastas

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de arquivos e pastas.

Lições

• Gerenciando arquivos e pastas

• Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastas

• Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastas compartilhados

• Solucionando problemas de acesso a arquivos offline


Laboratório: Resolvendo problemas de arquivose pastas

• Exercício 1: Solucionando problemas de arquivos e pastas

• Exercício 2: Solucionando problemas de acesso a arquivos e pastascompartilhados

• Exercício 3: Solucionando problemas de acesso offline a arquivos e pastas


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Gerenciar arquivos e pastas.

• Solucionar problemas de acesso a arquivos e pastas.

• Solucionar problemas de acesso a arquivos e pastas compartilhados.

• Solucionar problemas de acesso a arquivos offline.


Módulo 7: Resolvendo problemas de impressora

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de impressora.

Lições

• Instalando impressoras locais e de rede

• Solucionando problemas de drivers de impressora

• Solucionando problemas de impressoras e trabalhos de impressão


Laboratório: Resolvendo problemas deimpressora

• Exercício 1: Aplicando permissões de impressoras

• Exercício 2: Solucionando problemas com trabalhos de impressão


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Instalar impressoras de rede e locais.

• Solucionar problemas com drivers de impressora.

• Solucionar problemas com impressoras e trabalhos de impressão.


Módulo 8: Resolvendo problemas de instalação

Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de identificar eresolver problemas de instalação.

Lições

• Tarefas de pré-instalação

• Solucionando problemas da instalação assistida

• Solucionando problemas de atualizações

• Solucionando problemas da instalação automática

• Solucionando problemas do processo de inicialização


Laboratório: Resolvendo problemas deinstalação

• Exercício 1: Criando e formatando uma partição para a instalação de umsistema operacional

• Exercício 2: Solucionando problemas do processo de inicialização


Depois de concluírem este módulo, os alunos serão capazes de:

• Descrever as tarefas a serem executadas em um computador antes da instalaçãode um sistema operacional.

• Solucionar problemas da instalação assistida.

• Solucionar problemas de atualização de um sistema operacional existente.

• Solucionar problemas da instalação automática.

• Solucionar problemas do processo de inicialização.