Curso Introdução à Programação em Porto Alegre

O curso de introdução à programação é voltado para quem não tem nenhuma ou apenas muito pouca familiaridade com lógica de programação e a construção de programas de computador.

Este curso de programação trabalha conceitos básicos fundamentais para o desenvolvimento de programas, porém de forma prática, com a construção passo a passo de programas que servem como base para o ensino dos conceitos fundamentais de lógica de programação, orientação a objetos, banco de dados.

O curso introdução à programação é indicado para quem está realizando ou pretende fazer faculdade na área, quem deseja ter uma base mais sólida para realizar outros treinamentos de programação, e quem deseja conhecer melhor como é o desenvolvimento de software, antes de começar a trabalhar ou realizar curso superior na área.

Confira em um de nossos vídeos um exemplo da abordagem de ensino de programação adotada no curso de introdução à programação:



Próximas Datas em Porto Alegre
(visite também cursos online Alfamídia para cursos em todo Brasil)
13/11/2018 - 28/10/2019: Tarde

Valor do curso:
ver valor do curso

Conteúdo Programático

Curso Lógica de Programação na Prática
O objetivo deste curso é ensinar ao aluno os princípios fundamentais da programação imperativa, o que é comumente denominado no Brasil de lógica de programação. No curso, o aluno aprenderá conceitos sobre variáveis, comandos de controle de fluxo, funções, lógica booleana, arrays. A principal diferença em relação a cursos tradicionais de programação, é que este ensino é feito na prática, com o desenvolvimento de pequenos programas em que vemos diretamente a aplicação destes conceitos. Assim, o aluno começa construindo os programas mais simples, como a atribuição de um valor a uma variável, e vai gradativamente desenvolvendo programas mais complexos, com os recursos necessários ao desenvolvimento de cada código sendo apresentados a medida que o desafio exige aquele conhecimento ou conceito.

Curso Desenvolvendo Algoritmos
O objetivo deste curso é capacitar o aluno para desenvolver algoritmos para resolver pequenos problemas de programação, com o objetivo dele praticar e adquirir fluência na construção de programas. Exemplos dos desafios trabalhados no curso incluem aplicações para mostrar informações a partir de um cálculo, manipulação de arrays e listas, ordenação de arrays e outros desafios semelhantes.

Curso Orientação a Objetos em Java
A programação orientada a objetos é possivelmente o paradigma de programação mais popular, principalmente em aplicações comerciais, e a grande maioria dos programadores acaba fazendo uso de orientação o objetos, mesmo que não tenha pleno domínio desta forma de desenvolver sistemas. O entendimento dos conceitos da orientação a objetos, particularmente por parte de alunos que ainda não estejam programando, pode ser um pouco desafiador, em especial pela dificuldade de associar conceitos do paradigma com seu uso na prática. É este um dos motivos deste curso trabalhar diretamente em uma linguagem de programação. Construindo classes diretamente em java, com a apresentação das diferenças entre obedecer ou não os princípios de desenvolver orientado a objetos, o aluno consegue ter um melhor entendimento dos conceitos do paradigma.

Curso CRUD com MVC em PHP
O objetivo deste curso é ensinar ao aluno o desenvolvimento de PHP utilizando modernas práticas de programação em camadas utilizando a estrutura MVC (Model-View-Controler). O aluno trabalhará com a última versão do PHP (PHP 7) e criará uma estrutura básica de tratamento de dados conhecida como CRUD (Create, Read, Update and Delete), na qual uma aplicação será construída em camadas para inserir e manipular dados em um banco de dados.

Curso SQL e Modelagem de Dados
Neste curso o aluno trabalha com os principais comandos de manipulação de um sistema de gerenciamento de bancos de dados utilizando a linguagem padrão SQL, desenvolvendo exercícios que facilitam o entendimento de como inserir, alterar e consultar dados em uma base de dados. A linguagem SQL padrão ANSI é utilizada como base para sistemas de banco de dados como Oracle, SQL Server, MySql e outros.

Curso Estruturas de Dados
Neste curso de estrutura de dados, o aluno irá aprender o funcionamento das estruturas de dados mais básicas utilizados em sistemas computacionais, como pilhas, listas, listas encadeadas, árvores, arrays. Com um entendimento mais aprofundado da forma como o computador armazena e manipula dados, se torna mais fácil para o programador entender porque certas operações são mais rápidas ou lentas, ou consomem mais ou menos memória, além de ser um conhecimento básico que auxilia no entendimento de aspectos da otimização de consultas a bancos de dados.

Curso Introdução ao HTML
Neste curso, o aluno irá aprender os comandos principais do HTML 5 e do CSS3, com o objetivo de adquirir uma base sólida para vir a criar sites e entender o uso de frameworks e recursos para construção de layouts sofisticados e fluidos. O curso tem como foco preparar o aluno com os conceitos básicos e fundamentais de HTML.

Curso PHP e Wordpress
O Wordpress é seguramente um dos mais famosos casos de sucesso da linguagem PHP. Trata-se de um CMS (Content Management System), um sistema criado para gerenciar o conteúdo de sites. Embora desenvolvido para ser utilizado inclusive por web designers sem nenhum conhecimento de programação, o domínio da linguagem PHP permite ampliar significativamente as funcionalidades do Wordpress. Neste curso, o aluno aprenderá a utilizar a linguagem PHP para programar recursos específicos em uma plataforma Wordpress.

Metodologia de Ensino dos Extensivos Presenciais

Os extensivos são dividos em módulos que são ministrados ao longo de um ano. Cada módulo é composto por um conjunto de exemplos de códigos e um conjunto de desafios, que são trabalhados em uma sequência pré-definida pelo instrutor. Basicamente, novos exemplos e novos desafios são apresentados a cada aula.

Este modelo se baseia na ideia que é a prática que vai lhe dar naturalidade e fluência para ter um real domínio das ferramentas, conceitos e metodologias apresentadas em aula.

Adicionalmente, os mesmos exemplos e desafios também são disponibilizados na forma de vídeos, permitindo que você estude e revise o conteúdo apresentado.