Aprender a Programar É Difícil?

Publicação: 10/06/2016
Área:Artigos

Newsletter Desenvolvimento de Software

Receba informações, dicas de mercado, tutoriais e conteúdos sobre Desenvolvimento de Software

e-mail

Confira as últimas mensagens da newsletter Desenvolvimento de Software



Para responder a esta pergunta, eu primeiro gostaria de saber se aprender a jogar futebol é difícil?

É, é difícil, basta ensinarmos futebol do jeito certo.

Começamos com a teoria. Regras, distâncias do campo, tipos de grama. Na sequência, um importante estudo histórico. A origem do futebol, exemplos de outros jogos anteriores com bolas - não esquecendo, é claro, de incluir os jogos realizados pelos nativos do nosso continente e afrodescendentes, para seguirmos a legislação brasileira sobre educação.

No terceiro semestre podemos iniciar com algo mais prático. Futebol de botão (não podemos colocar os alunos direto a jogar futebol, seria muito difícil, e eles têm que aprender a lógica do jogo primeiro).

Provavelmente, no quarto semestre, se for um curso realmente bom, podemos ter um pouco de física. Um aluno não pode jogar futebol sem entender o que está por trás, o princípio do movimento. Como ele pode chutar a gol sem entender de inercia, massa, aceleração? Como pode fazer um gol por cobertura sem ter a mínima noção das leis da gravidade?

Lá pelo quinto semestre podemos começar algumas partidas (simuladas é claro). Provavelmente já não teremos muitos alunos, mas isso é natural, pois futebol é muito difícil, e infelizmente os jovens de hoje são muito preguiçosos.

Bom, se este cenário pareceu a vocês tão absurdo quanto pareceu a mim, fica a pergunta: por que é assim que as faculdades ensinam programação?

Nossa visão é diferente, e expusemos ela em mais detalhes em um artigo anterior: O que é lógica de programação

De todo modo, estamos desenvolvendo uma apostila gratuita de lógica de programação (que não vamos chamar de lógica de programação, que é um péssimo nome) que segue em uma outra linha. Se quiserem acompanhar a construção da mesma, visitem Aprendendo a Programar no blog Aprendendo Javascript.