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Apostila de Marketing em Mídias Sociais

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Trecho da Apostila

Unidade 1. Introdução ao marketing em mídias sociais

É possível se aprofundar muito quando o tema é marketing e comunicação digital, mas existem tópicos que se destacam e que, se aplicados à comunicação empresarial, podem ajudar bastante.

A revolução das mídias sociais é comumente associada à mudança na comunicação, que deixou de ser de um emissor para muitos receptores, para possibilitar que muitos emissores troquem mensagens com muitos receptores. É a comunicação “many to many” – de muitos para muitos. O cidadão comum se apropriou de mais um espaço para tornar seu conteúdo visível para o mundo, coisa que antes ele só podia fazer com suas redes sociais “de carne e osso”: amigos, parentes e colegas de trabalho.

Consumidores podem criar conteúdo sobre empresas (ou ideologias, pesquisas, política etc.) e se tornar pequenos veículos de mídia locais.

A antiga lógica dos grandes veículos de comunicação sendo os únicos a comunicar fica um pouco de lado, apesar de que eles continuam sendo os que mais influenciam o que se fala nas redes sociais brasileiras, tanto online quanto offline.

Falando de redes sociais na internet, é mais fácil entender quando as imaginamos graficamente. Os contatos primários são aqueles que estão em contato direto com um usuário. Os secundários são os que estão a um passo dele. Os terciários são os que ficam a dois passos e assim por diante.