Apostila Gratuita

Ajax e Javascript

A Alfamídia está disponibilizando diversas apostilas de seus cursos gratuitamente, algumas recentes e outras de cursos que foram descontinuados.

Visite nosso portal de cursos online www.alfamidiaonline.com.br para conferir também nossos cursos online pagos e gratuitos.

Preencha seu e-mail para receber o link de nossa apostila para download.

A apostila é totalmente livre para qualquer uso, mas pedimos que não a redistribua, mas sim, se quiser contribuir para mantermos nosso projeto de distribuir materiais gratuitamente, que faça um link para esta página.

E-mail

Link Alternativo

ajax.pdf

Trecho da Apostila


2.1 O que é AJAX
AJAX é um termo desenvolvido sobre duas tecnologias da linguagem JavaScript que existem há anos, mas que até pouco tempo atrás haviam sido ignoradas pelos desenvolvedores:
• Fazer requisições para um servidor web sem ter que recarregar todo o documento HTML
• Interpretar e trabalhar com documentos XML
2.2 Tecnologias envolvidas

AJAX significa Asynchronous JavaScript And XML, ou seja, JavaScript Assíncrono e XML. Vamos entender o que cada termo presente nesta sigla significa:
• JavaScript é a linguagem que será executada no navegador do usuário.

• Assíncrono significa a possibilidade de se executar código JavaScript sem que o restante do documento HTML tenha que ficar aguardando o retorno deste código.

• XML é a linguagem que utilizaremos para recebermos o retorno de um script que será executado no servidor web e que será chamado por uma requisição.
2.3 O que é uma requisição HTTP
Uma requisição HTTP é uma solicitação a um servidor feita através do protocolo HTTP (Hyper Text Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hiper Texto).
Uma requisição deste tipo é iniciada toda a vez que você digita um endereço de um site em seu navegador, clica em um link de uma página ou envia dados através de um formulário.
A tecnologia AJAX se utiliza de requisições HTTP para modificar certas partes de um documento HTML, fazendo com que não haja a necessidade de recarregar o documento inteiro no navegador.
2.4 Fazendo uma requisição para o Internet Explorer
Uma requisição HTTP para o Internet Explorer deve ser feita utilizando-se um objeto ActiveX e deve ser armazenada em uma variável. Qual objeto utilizaremos dependerá da versão do navegador da Microsoft:

Para o Internet Explorer 6:

http_request = new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP");

Para o Internet Explorer 5.5:
http_request = new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");

2.5 Fazendo uma requisição para outros navegadores
No caso do FireFox ou da Mozilla Suite (ambos criados pela Mozilla Corporation), e outros navegadores utilizamos um objeto do tipo XMLHttpRequest:

http_request = new XMLHttpRequest();

2.6 Exceções
Exceções é uma forma de evitarmos erros em programação. Ao utilizá-las, fazemos uma espécie de teste com um comando. Se o comando não funcionar teremos uma exceção ao invés de um erro. Desta ao invés de gerar uma mensagem de erro e interromper a execução, nossos scripts continuam funcionando normalmente e podemos nós mesmos tratar a exceção.
As exceções são vitais para que possamos testar a criação de nosso objeto de requisição sem que isso cause uma mensagem de erro ou que nosso script deixe de funcionar, pois não saberemos previamente qual navegador nosso usuário estará utilizando.
Uma exceção é um objeto de erro que é criado pelo comando catch quando uma tentativa (try) de execução não funcionar. Veja o exemplo: