Apostila de Web Design

Confira a seguir as apostilas voltadas para o profissional de Web Design disponibilizadas gratuitamente pela Alfamídia:

Apostila de Photosh...
[
ler mais ]



Trabalhando com máscaras no Photoshop


[ ver vídeo ]


Apostilas Adobe Gratuitas

Confira todas as apostilas adobe gratuitas disponibilizadas pela Alfamídia: Adobe Photoshop [ ler mais ]


Efeito de Preencher no Photoshop


[ ver vídeo ]


Convite evento dia 21/10


[ ver vídeo ]


Depoimento cursos online gratuito Barbara Pedroso

Depoimento cursos online gratuito Barbara Pedroso "Boa Tarde Jordana, Ainda não consegui finalizar o curso todo, mas o que vi até agora é bem satisfatório, já aproveito o momento ...
[ ler mais ]


O que são Cores

Publicação: 31/07/2017
Área:Design em 5 minutos



Confira nossa apostila de cor e tipografia: cor-e-tipografia.pdf

Transcrição
Cor é a percepção da luz solar pelos nossos olhos.

Segundo a física a luz é uma onda, mas como sua freqüência é muito alta nós não a vemos indo para cima e para baixo

A frequência da luz, nós chamamos de cor. A freqüência de luz mais baixa que os nossos olhos conseguem enxergar é o vermelho e a mais alta é o violeta.

A luz emite todas as freqüências de cores juntas. Isso é o que nos dá a cor branca

Quando a luz branca passa por um prisma ou cristal ela se divide em diferentes freqüências.

Isso acontece na natureza num dia chuvoso quando a luz batendo nas gotas de água se divide formando um arco-íris

Para reproduzimos as cores foram criados modelos de cor sendo os principais modelos o RGB e o CMY.

Para dispositivos eletrônicos como computadores, câmeras de tv, nós utilizamos o RGB que é um sistema baseado na cor luz. Ele possui três cores primárias: vermelho o R de RED. Verde o G de green. Para o azul nós utilizamos a letra B the blue, formando assim a sigla rgb.

As cores primárias quando unidas formam uma cor secundária como por exemplo o azul e o vermelho que formam a cor magenta.

A união dessas três cores primárias luz forma a cor branca.

A imagem da tela no computador é formada através de pequenos pontos coloridos com as três cores primárias luz que criam todas as cores. Para controlarmos a quantidade de cor foi criada uma representação numérica com uma escala de 0 a 255 para cada cor primária com o zero sendo absolutamente nada de intensidade de cor e 255 com o máximo de intensidade.

No entanto para conseguirmos as cores que queremos nos objetos utilizamos as cores pigmento. Nesse modelo de cor as cores primárias são ciano, o magenta e amarelo.

Eles também formam cores secundárias. Por exemplo misturando cyano com o magenta formamos a cor azul.

As siglas CMY vem de c de Cyano, m de Magenta, e y de amarelo em inglês.

Quando misturamos as três cores pigmentos podemos pensar que vamos obter o preto, mas na verdade vamos ter uma cor escura amarronzada.

Por isso se é acrescentado a cor preta representado pelo K, formando um modelo CMYK.

O K também foi criado pensando na economia já que o preto é a cor mais barata e seria muito caro criá-la a partir de outras três cores além de ser imprópria para detalhes pequenos por ser uma tinta grossa e demoraria muito para secar quando aplicada sobre o papel.

Enquanto RGB é baseado nas emissões de luz solar o CMYK é baseado na reflexão e absorção da luz tentando reproduzir essa luz através de pigmentos extraídos da natureza de origem animal vegetal e mineral.

No RGB a mistura de todas as cores é o branco pois a luz branca e a sua ausência forma a cor preta. No modelo CMYK, também chamado de quadricromia o preto que seria a mistura de todos os atributos é criado por um pigmento separado e a ausência de cor seria um branco assumindo que o papel onde será feita a impressão é branco.

Existe um outro modelo de cor pigmento chamado de Pantone. Como CMYK é baseado na mistura de apenas quatro cores ele se torna limitado não podendo reproduzir todas as cores que enxergamos

O pantone é uma cor pronta e exata que abrange um espectro muito maior do que o do CMYK. São utilizadas em impressões logomarcas ou quando se quer uma cor que o CMYK não consegue fazer. Assim temos o dourado em uma capa de revista ou o vermelho coca-cola, que é um pantone patenteado.