Conceitos básicos de Lógica de Programação: o operador módulo

Conceitos básicos de Lógica de Programação: o operador módulo

Publicação: 21/03/2019
Área:Desenvolvimento Web e Mobile

Conceitos básicos de Lógica de Programação: o operador módulo


Operadores

Ao começar a estudar programação um dos assuntos tipicamente tratados é a questão de operadores. Em muitas apostilas de programação, é um capítulo a parte.

Na verdade, os operadores em si costumam ser bastante simples de entender, em especial os operadores matemáticos. O operador "+" soma números, o operador "*" multiplica eles, etc.

Na apostila da Alfamídia de lógica de programação, que desenvolvi, não adotamos esta abordagem, preferindo ensinar de forma prática. Até porque, não é no entendimento do que é uma soma ou uma subtração que as pessoas tem dificuldade, quando começam a programar.

Já o uso destes operadores, em si, é uma questão que pode ter algumas particularidades, na programação. Neste artigo falamos de aplicações de um operador em si, o operador de módulo. Embora algo básico na programação, para quem está iniciando pode não ser tão intuitivo, pois o módulo não é uma operação que utilizemos muito no dia a dia.



O operador módulo: resto da divisão

Na maioria das linguagens, o operador módulo é representado pelo caracter "%". Sua função é retornar o resto de uma divisão inteira.

Por exemplo, se dividirmos 10 por 3, trabalhando apenas com números inteiros, temos que o resultado da divisão é 3, com resto igual a 1. Assim, no exemplo a seguir em javascript temos o seguinte:

alert(10%3);

Neste comando o javascript exibe na tela um alerta com o valor 1. O resto da divisão de 10 por 3.

Para testar: entre no chrome, digite o endereço "about:blank", clique f12. Na janela que vai abrir, selecione "Console" e digite "alert(10%3)". Você está programando em javascript e testando nosso exemplo.

Se você testar alert(11%3) vai obter o alerta com o número 2, e o alert(12%3) com o número 0.



Alternando elementos

O resto de uma divisão não é um conceito difícil de entender. Estudamos esta questão antes de aprendermos a divisão com números fracionários. Mas a utilidade do mesmo em programação é que é algo interessante.

Ocorre que o resto da divisão nos permite criar um ciclo continuo de repetição. Vamos imaginar uma sequência de números de 1 a 10, e cálculos de resto da divisão por 2, por 3 e por 4. Observe a seguir:



Números de 1 a 10 1  2  3  4  5  6  7  8  9  10 
Resto do número divido por 2 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0
 Resto do número divido por 3 1 2 0 1 2 0 1 2 0 1
Resto do número divido por 4 1 2 3 0 1 2 3 0 1 2

Observe que utilizando o módulo de 2, temos uma alternancia entre dois valores. Utilizando o módulo de 3, temos alternancia entre três números, etc.

Isso nos permite inúmeros usos em programação. Talvez desejemos fazer um teste AB no envio de um e-mail ou teste de uma página ou anúncio (confira nosso artigo sobre teste AB), talvez desejemos alternar entre duas cores em uma tabela gerada dinamicamente, entre inúmeras outras aplicações.


Testando o módulo em Javascript

Como mostramos acima, você pode testar comandos javascript diretamente no Chrome. Siga as instrutores acima ou confira em nosso vídeo.

Escreva o pequeno programa abaixo em javascript e confira na prática o funcionamento do operador módulo. Importante: utilize SHIFT ENTER para nova linha, do contrário o console javascript do Chrome vai interpretar que você está mandando executar o comando:

for(i = 0; i < 10; i++)
{
 if (i%2 == 0)
  alert(i + " é par ");
else
 alert (i + " é impar ");
}



Confira nosso vídeo sobre operadores





Introdução a Programação

Você quer saber mais sobre programação? confira os cursos presenciais e online da Alfamídia de programação.