Linguagens: PHP

Publicação: 17/01/2019
Área:Desenvolvimento Web e Mobile

PHP

A linguagem PHP tem uma origem diferente da grande maioria das linguagens de programação comerciais, tendo sido criada em 1994, e liberada na internet em 1995, como uma forma de facilitar a criação de páginas pessoais.

1994 era o início da popularização da internet comercial, e praticamente não havia ferramentas e linguagens de fácil uso disponíveis para ajudar na construção de sites, especialmente voltadas para o público crescente de profissionais autônomos e público amador que começa a publicar páginas pessoas na internet.

Até então, a principal alternativa era o uso de scripts na linguagem Perl. O criador do PHP, Rasmus Lerdorf criou o Personal Home Page Tools (ferramentas para páginas pessoais) como uma alternativa mais amigável de produzir páginas pessoais sem o uso do Perl.

Ao longo do tempo, o PHP foi se tornando mais sofisticado e profissional, teve o signifiacado de seu nome alterado para "PHP: Hypertext Preprocessor", e se tornou uma das principais linguagens para desenvolvimento de aplicações web.

fonte: Wikipedia

Detalhes da Linguagem


Linguagem PHP
Criação1994
Forma de execuçãoInterpretada
Paradigma da linguagemLinguagem Imperativa
Estrutura de tiposFracamente tipada
Dinamicamente tipada
Cliente/ServidorServer-side
Orientação a objetosBaseada em classes
Referência da linguagemManual do PHP




Recursos na Alfamídia