Seu site funciona? a importância do Google Analytics

Publicação: 16/01/2019
Área:Marketing Digital

Seu site funciona? a importância do Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas mais importantes para quem trabalha com marketing digital, web design e design de interfaces. E essa importância se dá por ele ajudar a responder uma questão fundamental: seu site está funcionando?

"Funcionar" pode ter mais de um significado, e aqui não estamos nos referindo a questões como se o site está sendo exibido corretamente, se está adaptado para dispositivos móveis, ou outros aspectos técnicos. "Funcionar", no sentido que estamos utilizando neste artigo, se refere a atender os objetivos para o qual foi definido. Seu site foi criado para vender? E ele vende? Foi desenvolvido como uma forma de se comunicar com seu público? E está se comunicando adequadamente com este público?

Não pretendemos, aqui, tratar diretamente de como utilizar o Google Analytics (há cursos, presenciais e online na Alfamídia, que ensinam a utilização do Analytics, e disponibilizamos links para os mesmos no final deste artigo). Nosso objetivo aqui é debater a questão de para que utilizar esta ferramenta. Em outras palavras, detalhamos aqui algumas formas como o Google Analytics pode auxiliar a atender os objetivos estratégicos que você busca com um site na internet.


Visão geral do que é o Google Analytics

Para utilizar o Google Analytics, você deve inserir um pequeno código javascript em cada página que será rastreada pela ferramenta. Este código é disponibilizado pelo próprio Google Analytics quando você cadastra uma propriedade no mesmo.

O código Javascript inserido em seu site irá enviar para o seridor do Analytics informações sobre cada acesso que for feito a página. Estas informações vão incluir dados sobre a hora do acesso, de que página o usuário veio para chegar naquele site, características do navegador do usuário, seu sistema operacional, onde ele se encontra, entre inúmeras outras.

Entrando no Analytics, você tem acesso a inúmeros relatórios e ferramentas analíticas que vão permitir que você estude estas informações e possa tomar decisões estratégicas com base nas mesmas.


Como as pessoas chegam ao meu site?

Esta é uma das questões mais importantes quanto ao acesso a seu site em qualquer estratégia de marketing digital. É fundamental você entender de onde estão vindo as pessoas que acessam seu site, de forma a alinhar corretamente suas estratégias.

Por exemplo, vamos supor que você realize uma enorme campanha em mídias sociais, propagandas em rádio, panfletos, e confirme um aumento de 200% no volume de acesso a seu site. E depois, em uma análise a partir do Analytics, descubra que 99% de seu aumento foi devido a blogs com quem você fechou uma parceria de divulgação. Esta informação pode - e possivelmente deveria - alterar completamente sua estratégia de alocação dos recursos que você tem disponível.

Em outras palavras, analisando de onde estão vindo as pessoas que estão acessando seu site, você consegue mensurar que ações de atração de público estão sendo mais efetivas e que ações podem estar gerando um resultado muito pouco relevante.


Como quem chega ao meu site navega por dentro dele?

Ao criar um site, uma etapa importante é planejar a forma de navegação pelo mesmo. Idealmente, o usuário deve facilmente localizar as informações que procura, conseguindo utilizar a interface de navegação sem dificuldade.

Através do analytics temos a possibilidade de realizar a importante tarefa de validar se efetivamente aquilo que projetamos está funcionando como previsto, além de continuamente fazer os ajustes necessários. Talvez uma página muito importante para os propósitos do site seja raramente visitada, e uma análise nos permita concluir que os usuários seguem um fluxo de navegação pelo site diferente do que havíamos imaginado.

A partir da análise do Analytics, podemos possivelmente mudar a ordem dos itens, alterar a estrutura da informação, criar novos recursos de interface, e ainda monitorar se os ajustes que vamos fazendo estão efetivamente gerando as mudanças que queremos na forma como nossos usuários navegam pelo site.


Qual o perfil do público de meu site?

Possivelmente, na criação de um site, definimos, entre os elementos de no planejamento estratégico, qual o público que buscamos atingir.

Como o google tem uma base bastante extensa de informações (coletadas ou deduzidas com base em comportamentos) relativas aos usuários que acessam nosso site, ele nos permite uma estimativa bastante razoável do perfil do público que visita o site.

E este público é aquele que desejamos atingir? Talvez tenhamos criado um site, por exemplo, para um público adolescente, mas ao fazermos uma análise detalhada, descobrimos que estamos gastando tempo e dinheiro com ações que trazem um outro público, que por hipótese, não é de nosso interesse. Podemos inclusive validar se este público está mostrando interesse nos serviços e produtos oferecidos.

Eventualmente, uma análise de perfil pode levar a uma mudança das ações estratégicas, de forma a direcionar investimentos mais alinhados com o perfil de público procurado.


Como meu usuário enxerga meu site? Qual o computador ou dispositivo movel que ele utiliza? Que versões de software? Que lingua ele utiliza no computador?

Vamos supor que você tem que tomar a decisão de adaptar ou não seu site para ser exibido adequadamento em determinada versão, talvez obsoleta, de um navegador. Ou que ele deve ter uma navegação adequada para dispositivos com determinada característica. Talvez, mesmo, esteja sendo discutidas as vantagens e desvantagens de versionar o site para outros idiomas.

O Analytics, com sua capacidade de fornecer informações sobre quem acessa o site atualmente, pode ser um importante apoio nestas decisões. Talvez a versão obsoleta de um navegador represente 0,01% dos acessos ao site. Este número pode ser fundamental para decidir se justifica ou não o investimento para adaptar o site para este público.

A estatistica sobre usuários em determinada lingua pode ser enganadora. O simples fato de criar uma versão em inglês, por exemplo, pode trazer mais usuários. Mas, na situação oposto, se você já estiver recebendo 10% de visitantes do exterior, e este seja um público que interessa ao seu posicionamento. Esta informação já serve como um número mínimo de visitantes que talvez justifiquem uma versão do site em outro idioma.

Em resumo, o Analytics fornece informações de quem acessa seu site, e estas informações podem ser decisivas para definir as prioridades de atualização do mesmo.


O Google Analytics integrado a ações de mídia paga

Recursos do google analytics integradas ao Google Ads permitem otimizar os investimentos em mídia paga. É possível, inclusive, trabalhar investimentos com base em conversões, e não em clicks, em que as conversões podem ser medidas pelo volume de clientes que realizam uma compra, ou preenchem um cadastro.



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