Modelos de cor: HSB ou HSV

Publicação: 15/01/2019
Área:Design Gráfico e Marketing Digital

Modelos de cor: HSB ou HSV

Em outro artigo, falamos sobre os modelos RGB e CMYK. Embora possivelmente os mais conhecidos, não são os únicos modelos utilizados para representar cores.

O modelo HSB, também chamada de HSV, é um outro modelo que, assim como o RGB, é utilizado para representar cores luz. Assim, existe uma correspondência direta entre o modelo HSB e o modelo RGB.

A representação de cor em HSB

Enquanto o RGB representa luzes como uma composição das luzes primárias vermelho, verde e azul, o modelo HSB representa as mesmas cores através de matiz (hue), saturação (saturation) e brilho (brightness).

Matiz: se refere ao tipo da cor, abrangendo todas as cores do espectro

Saturação: é a "pureza" da cor, sendo que um valor menor de saturação representa uma cor mais cinza, e um valor maior, uma cor mais pura.

Brilho: define o brilho da cor, com um valor menor aproximando a cor de preto, e um valor maior tornando-a mais brilhante.


Uso do HSB

O HSB é muito utilizado em ferramentas para escolha de cores, sendo possivelmente mais natural para o ser humano construir uma cor selecionando em uma interface valores de matiz, saturação e brilho, que valores de vermelho, verde e azul.

Por exemplo, para criar uma determinada cor tendendo para o violeta, é necessário misturar porções diferentes de vermelho, verde e azul. Para então criar variações de tonalidade, como um violeta mais claro ou mais escuro, torna-se necessário fazer alterações nas três cores do formato RGB na mesma proporção, do contrário estaremos criando uma cor diferente.

Já no modelo HSB, uma vez definida a matiz que buscamos, a simples mudança na saturação ou no brilho irá criar variações dentro da mesma cor. De forma análoga, alterando a matiz podemos criar diferentes cores que apresentam um mesmo brilho e uma mesma pureza. Assim, muitas vezes é mais fácil chegarmos na cor que imaginamos definindo a matiz, e depois fazendo ajustas na saturação e brilho.

Softwares como o Photoshop apresentam as duas opções como alternativas para a definição de uma cor, como na imagem a seguir. Observe como é muito comum o uso do modelo HSB na escolha da cor, com o matiz representada como uma barra de matizes, e a saturação e brilho sendo alteradas dentro da matiz escolhida.