Seu site está respondendo, seu DNS está correto? Site destaque: ping.eu

Seu site está respondendo, seu DNS está correto? Site destaque: ping.eu

Publicação: 04/02/2019
Área:Redes de Computador

Seu site está respondendo, seu DNS está correto? Site destaque ping.eu

A administração de redes e serviços de TI envolve o monitoramento de diversos recursos, e em outro artigo apresentamos algumas ferramentas gratuitas úteis para o profissional de redes: Ferramentas de Análise de Redes.

Além destas ferramentas, porém, muitas vezes é interessante acessar recursos online que nos permitem testar serviços a partir da internet. Um dos recursos online mais conhecidos é o ping.eu

Acessando o link, temos uma tela com diferentes recursos, conforme imagem a seguir, que podem ser testados online, dos quais alguns vamos destacar aqui:



PING

O ping é um dos recursos básicos que todo administrador de redes deve conhecer. Um simples teste como ping 8.8.8.8, por exemplo, nos permite validar se estamos ou não com acesso a internet.

Um ping local não é exatamente equivalente a um ping realizado a partir de um serviço online, pois ambos partem de locais diferentes.

Neste serviço, pode-se entrar tanto com o número IP quanto diretamente com o domínio. Na segunda hipótese, além do resultado do ping, também podemos validar o número IP retornado a partir da pesquisa DNS do domínio. Entre outras situações, este recurso pode auxiliar a identificar quando temos um problema no acesso ao servidor DNS de nossa rede local.


Traceroute

Outro recurso básico que todo administrador de redes precisa conhecer, o Traceroute nos mostra o caminho percorrido pela comunicação entre o ponto de início e o domínio ou IP fornecido.

Como o caminho entre o servidor do ping.eu e o caminho entre nosso servidor local e o endereço que fornecermos serão diferentes, podemos fazer comparações e entender melhor, por exemplo, se uma eventual lentidão no acesso a um site - nosso ou de terceiro - está mais relacionado a conexão internet do site ou a nossa conexão internet local.


DNS lookup

Este é um recurso útil quando estamos atualizando informações de DNS, inclusive para validarmos se as alterações já foram propagadas pela internet.


Port check

Útil para você verificar, a parter de um servidor externo, se determinada porta de sua rede está aberta.